A atual situação de urgência tem gerado um movimento de mudança e reflexão, levando-nos a repensar nossa relação com o meio ambiente e buscar alternativas para habitar o planeta de forma equilibrada e justa, ou seja, sustentável. Por essa razão, a palavra sustentabilidade tem se tornado cada vez mais presente em todos os aspectos da nossa sociedade – nos jornais, revistas, televisão, outdoors, embalagens, produtos, sites, materiais de divulgação, escolas e em todas as instituições, ganhando cada vez mais força.
Você sabe por que isso está acontecendo? Vamos entender um pouco da história:
A partir da década de 1950, houve um enorme crescimento econômico mundial, que resultou em extensa degradação ambiental causada pelas ações humanas, como o aumento da população, consumo desenfreado, poluição atmosférica e uso irresponsável dos recursos naturais da Terra. Os efeitos desses impactos e alterações são difíceis de mensurar, mas já estão provocando profundas transformações na vida do planeta e das pessoas.
Já vivenciou racionamento de água em sua vizinhança? Esse é apenas um exemplo dos impactos decorrentes da destruição do meio ambiente e do uso excessivo de seus recursos. No entanto, ainda temos tempo para criar soluções e alternativas visando a sobrevivência do planeta e de sua população com qualidade. Esse trabalho deve ser coletivo e ativo, começando pelas ações mais simples do dia a dia e se expandindo para iniciativas maiores e globais.
Mas afinal, o que é sustentabilidade?
O termo “sustentável” deriva do latim “sustentare” (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Sustentabilidade é a característica ou condição de um processo ou sistema que permite sua permanência, em certo nível e por um determinado período. Significa utilizar de forma racional os recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais da população, sem comprometer as gerações futuras. Envolve, acima de tudo, a preservação dos recursos naturais, dos empreendimentos e da própria sociedade por meio do desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável é constituído por três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Essa abordagem considera a inter-relação e interconexão entre os três eixos – sociedade, meio ambiente e economia.
Os pilares da sustentabilidade
A sustentabilidade é reconhecida em todo o mundo através de três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Isso significa que algo é sustentável quando beneficia cada um desses pilares. Hoje, podemos afirmar que algo é sustentável quando é socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável. Você já parou para refletir sobre esses aspectos da sustentabilidade?
Quando falamos de Sustentabilidade Integral, a palavra “integral” significa totalidade, ou seja, equilibrar os pilares com conceitos que se aproximam mais das necessidades humanas. A sustentabilidade integral, além dos três pilares já conhecidos – econômico, social e ambiental – acrescenta dois novos pilares: Visão de Mundo e Qualidade de Vida.
É crucial compreender que, ao abordarmos a sustentabilidade, não devemos nos limitar apenas à preservação ambiental, reciclagem de resíduos ou consumo consciente. Devemos também considerar a diversidade cultural, inclusão social, alimentação saudável, bons hábitos e tudo o que contribui para o desenvolvimento humano e a sustentabilidade de nosso planeta.
Este é o momento em que a sociedade precisa compreender que nós e o planeta formamos um único organismo. Precisamos agir em conjunto em prol do bem comum, sendo cidadãos participativos e ativos em nossas escolas, bairros e em nossas casas, praticando cada vez mais ações sustentáveis e sendo exemplos para os outros. Quando pensamos globalmente e agimos localmente, começamos a colocar a sustentabilidade em prática. Sabemos que existem diversos problemas no mundo e que não podemos resolvê-los sozinhos, mas se começarmos a agir em nossa escola, bairro e casa, podemos ser sementes de uma transformação muito maior.
A sustentabilidade está presente em diversos aspectos de nossas vidas, possibilitando sua expansão para a visão de integralidade – um sistema único, integrado e interconectado. Esse novo conceito abrange todas as questões relacionadas ao ser humano como ser vivo habitante do planeta Terra. Essa visão destaca a importância de atender a todas as necessidades humanas.
Add a Comment